O artesanato traduz a cultura de um povo e, por isso, carrega em si uma forte presença quando colocado nos espaços residenciais. Através das mais variadas técnicas, ele representa métodos tradicionais e age na memória de cada pessoa que o atravessa. Sendo assim, independente da escala na qual ele se apresenta - desde pequenos objetos de arte até grandes móveis, ou até mesmo como um componente da própria arquitetura -, pensar em elementos artesanais pode configurar um importante passo para aprimorar a linguagem estética de um projeto.
Quando cada vez mais encontramos peças padronizadas e industriais, o artesanato pode trazer um caráter mais único e exclusivo para um ambiente. Pois, tratam-se de objetos que tem como matéria prima a madeira, sisal, tecidos, folhas secas, argila e que podem, ou não, passar por técnicas mais apuradas como carpintaria, tecelagem e cerâmica. Processos únicos que muito raramente criam peças idênticas. Como existem diversas formas de trazer esses materiais para o espaço construído, reunimos algumas possibilidades abaixo:
Composições em conjunto
Ao criar um conjunto de peças que trazem uma mesma linguagem - seja material ou cultural - é possível torná-la mais forte no ambiente, gerando um ponto focal que pode se tornar protagonista e estabelecer a atmosfera do espaço.
Luminárias
Luminárias que utilizam elementos naturais e são criadas a partir de processos artesanais são cada vez mais comuns. Como raramente haverá uma exatamente igual a outra, quando colocadas em conjunto, podem gerar um ritmo inesperado e lúdico no ambiente.
Contraste com cores
Ao pensar em elemento artesanais, automaticamente nos vem na cabeça tons terrosos. Por esse motivo, pensar em cores contrastantes pode ser uma das opções para destacar o elemento no ambiente e gerar diferentes sensações nos usuários.
Arte
Uma obra de arte realizada por um artesão também traz a característica de ser única. Tal qualidade também se coloca no ambiente onde ela se encontra, pois o objeto é capaz de revelar diferentes atributos da personalidade de quem pensou e habita o espaço.